Correio do Povo | Notícias | Piscinas do Centro de Comunidade Vila Elizabeth não serão abertas em 2019

Porto Alegre, segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

  • 16/01/2019
  • 15:32
  • Atualização: 15:46

Piscinas do Centro de Comunidade Vila Elizabeth não serão abertas em 2019

Espaços adulto e infantil estão completamente abandonadas há, pelo menos, quatro anos

Piscinas do Cecove ficarão fechadas em 2019 | Foto: Alina Souza

Piscinas do Cecove ficarão fechadas em 2019 | Foto: Alina Souza

  • Comentários
  • Cláudio Isaías

As duas piscinas do Centro de Comunidade Vila Elizabeth (Cecove), na rua Paulo Gomes de Oliveira, no bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre, estão completamente abandonadas. O espaço não é utilizado pelos moradores há, pelo menos, quatro anos. Na piscina adulta, o piso da estrutura está se deteriorando, existem focos de sujeira com restos de folhas e galhos, diversos "espaguetes" que são utilizados para natação e acúmulo de água.

Na infantil, é o mesmo quadro com restos de galho de árvores, mato e água. Um morador, que preferiu não se identificar, afirmou que no período da noite vândalos pulam o muro do centro comunitário para utilizar o local como ponto de drogas. Além disso, o morador do bairro Sarandi lembrou que os depredadores colocavam camisetas nas tubulações das piscinas.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte confirmou que as piscinas estão muito danificadas e fechadas há, pelo menos, quatro anos. As duas estruturas não serão reabertas em 2019. Existe a possibilidade, a longo prazo da secretaria buscar parcerias com a iniciativa privada para realizar a recuperação das piscinas do Cecove e do Centro de Comunidade George Black (Cegeb), na rua Coronel Neves, no bairro Medianeira, que também está com a sua piscina fechada.

Com relação a presença da água, a secretaria acredita que deve ser da chuva dos últimos dias que atingiu a cidade e que as folhas das árvores podem ter impedido a vasão da água. Uma equipe irá até local para realizar a limpeza das duas estruturas.

Piscinas públicas de Porto Alegre receberam 1,5 mil pessoas na primeira semana

A abertura da temporada das piscinas comunitárias de Porto Alegre começou no dia 8 de janeiro e segue até o dia 1º de março. O funcionamento é de terça a domingo, das 14h30min às 18h, para os banhos livres. Também são oferecidos nestes locais atividades de hidroginástica, natação e oficinas de saúde nos cinco centros comunitários onde as piscinas estão abertas.

As piscinas abertas são a do Centro de Comunidade Vila Floresta (Cecoflor), na rua Irene Caponi Santiago, bairro Vila Floresta; o Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), na rua Arroio Grande, no bairro Cavalhada; o Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima), na rua Comoati, bairro Santa Maria Goretti e o Centro Comunitário Vila Ingá(Cevi), na rua Papa Pio XII, bairro Passo das Pedras. A piscina do Centro de Comunidade Restinga (Cecores), na rua Nilo Wulff, 50, foi aberta no dia 12, pois o enchimento é mais lento para não prejudicar o abastecimento de água do bairro Restinga.