Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 30 de Abril de 2017

  • 11/01/2017
  • 22:51
  • Atualização: 23:07

Presidente do México garante que país não pagará por muro "de Trump"

Enrique Peña Nieto disse estar disposto a ter uma boa relação com governo dos EUA, entretanto

Enrique Peña Nieto disse estar disposto a ter uma boa relação com governo de Trump | Foto: Alfredo Estrella / AFP / CP

Enrique Peña Nieto disse estar disposto a ter uma boa relação com governo de Trump | Foto: Alfredo Estrella / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O México não pagará pelo muro que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que construirá na fronteira comum para conter a imigração. A garantia foi dada pelo presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.

Entretanto, Peña Nieto disse estar disposto a trabalhar para ter uma boa relação com o governo de Trump, que toma posse em 20 de janeiro. "É evidente que temos algumas diferenças com o próximo governo dos Estados Unidos, como o tema de um muro que, obviamente, o México não pagará", mas ainda assim o governo mexicano trabalhará "para ter uma boa relação com os Estados Unidos e seu presidente", disse Peña Nieto.

Ainda antes das eleições,  Peña Nieto convidou Trump e a candidata democrata Hillary Clinton a visitar o México e a se reunir para discutir temas de interesse comum. Pelo Twitter, o republicano anunciou uma visita surpresa à Cidade do México na quarta. Depois da reunião, em uma mensagem conjunta, Trump defendeu o direito de construir um muro fronteiriço para conter a imigração ilegal e as atividades criminosas. Horas depois, via Twitter, o mexicano garantiu: "No início da conversa com Donald Trump, deixei claro que o México não pagará pelo muro".