Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Julho de 2017

  • 20/03/2017
  • 09:04
  • Atualização: 09:06

Londres notificará oficialmente saída da UE em 29 de março

Governo dará início ao primeiro abandono de um Estado membro em 60 anos de história do bloco

Governo dará início ao primeiro abandono de um Estado membro em 60 anos de história do bloco | Foto: Justin Tallis / AFP / CP

Governo dará início ao primeiro abandono de um Estado membro em 60 anos de história do bloco | Foto: Justin Tallis / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O Reino Unido ativará no dia 29 de março o Artigo 50 do Tratado Europeu de Lisboa, dando início formalmente a sua saída da União Europeia, informou nesta segunda-feira o governo de Theresa May. "Em junho, o povo britânico tomou a decisão histórica de abandonar a UE. Na próxima quarta-feira, o governo prosseguirá com esta decisão e iniciará formalmente o processo" de saída, disse em um comunicado o ministro a cargo do Brexit, David Davis.

Segundo o mesmo comunicado, o embaixador britânico na UE, Tim Barrow, já informou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, sobre a data em que o governo invocará o artigo e dará início ao primeiro abandono de um Estado membro em 60 anos de história do bloco.

A partir de 29 de março, Londres e Bruxelas terão dois anos para selar um acordo de divórcio que se espera que esclareça, entre outras coisas, se os europeus no Reino Unido manterão seus direitos, a conta que Londres deve pagar por seus compromissos orçamentários até 2020 e que esboce a nova relação comercial.

"Estamos no limite da negociação mais importante para este país em uma geração", acrescentou Davis. "O governo é muito claro em seus objetivos: um acordo bom para todas as nações e regiões do Reino Unido e para a Europa; uma aliança nova positiva, entre o Reino Unido e nossos aliados e amigos da UE", estimou o ministro.