Correio do Povo | Notícias | Eduardo Leite e José Ivo Sartori iniciam processo de transição

Porto Alegre, quarta-feira, 19 de Junho de 2019

  • 05/11/2018
  • 15:36
  • Atualização: 15:40

Eduardo Leite e José Ivo Sartori iniciam processo de transição

Primeiro encontro entre governadores ocorreu na manhã desta segunda-feira no Palácio Piratini

Encontro ocorreu no Palácio Piratini | Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / Divulgação / CP

Encontro ocorreu no Palácio Piratini | Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Carlos Machado / Rádio Guaíba

Aconteceu na manhã desta segunda-feira o primeiro encontro do processo de transição do comando do governo gaúcho. A reunião entre o atual governador José Ivo Sartori (MDB) e o governador eleito Eduardo Leite (PSDB) ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Também participaram do encontro o vice da atual gestão, José Paulo Cairoli (PSD), e o eleito, Ranolfo Vieira Junior (PTB).

De acordo com Sartori, o processo será conduzido da forma mais saudável e democrática possível. "Há disposição de colaboração de todas as partes", afirmou. Sartori explicou que, até o dia 1º de janeiro, a nova equipe de governo terá "muita responsabilidade e muita tarefa pela frente. Estaremos trabalhando em conjunto, para auxiliar, colaborar, participar e envolver-nos, dando condições para que (Eduardo Leite) assuma com tranquilidade", garantiu. "O Rio Grande é maior que todas as nossas diferenças", enfatizou Sartori.

Ao registrar a disponibilidade do atual governo em colocar a equipe governamental à disposição no processo de transição, o governador eleito disse: "Temos o mesmo destinatário final das nossas ações, que é o povo gaúcho". Ele ainda relatou a necessidade de tomar conhecimento sobre o andamento de questões que devem ser ajustadas, como a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) com o governo federal, a concessão de benefícios fiscais, a abertura de capital da empresa Banrisul Cartões, o processo de venda da CEEE-GT, editais de processo de concessão de estradas, além de outros projetos que devem ter continuidade, como a Operação Verão.

Por parte da atual gestão, a coordenação dos trabalhos ficará a cargo do chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú. Da parte do tucano, devem fazer parte da equipe o presidente em exercício do PSDB e coordenador da campanha tucana, Valdir Bonatto, e o ex-secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior. A confirmação dos nomes do grupo de Eduardo Leite deve ser divulgada até esta terça-feira.

As reuniões das equipes devem acontecer no Centro de Treinamento da Procergs, na zona Sul da Capital. Os principais temas dos encontros serão as tratativas para que o atual governo envie ainda neste ano projeto prevendo a manutenção da majoração das alíquotas de ICMS. O governador eleito deve enviar a Sartori uma proposta de projeto para que as atuais alíquotas do imposto sejam mantidas.

Para facilitar o processo de transição, foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira o decreto de acesso às informações sobre a atual gestão da administração estadual, como as relativas a atividades exercidas pelos órgãos e entidades, contas públicas e resultados de programas, projetos e ações, incluindo todas as metas e indicadores do Acordo de Resultados. O decreto havia sido assinado por Sartori na última quarta-feira.