Correio do Povo | Notícias | Marchezan e Melo avançam ao segundo turno em Porto Alegre

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 20 de Abril de 2019

  • 02/10/2016
  • 19:07
  • Atualização: 22:07

Marchezan e Melo avançam ao segundo turno em Porto Alegre

Candidato tucano surpreendeu levantamentos e ganhou o primeiro turno na Capital

Nelson Marchezan e Sebastião Melo disputarão o segundo turno em Porto Alegre | Foto: Fabiano do Amaral e Ricardo Giusti

Nelson Marchezan e Sebastião Melo disputarão o segundo turno em Porto Alegre | Foto: Fabiano do Amaral e Ricardo Giusti

  • Comentários
  • Correio do Povo

Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e Sebastião Melo (PMDB) disputarão o segundo turno em Porto Alegre. Os dois candidatos chegaram nas primeiras colocações no pleito realizado neste domingo, em um pleito marcado pelo alto índice de abstenções, votos brancos e nulos, que juntos somaram quase 40%. A votação final que definirá o futuro prefeito de Porto Alegre ocorrerá em 30 de outubro.

Ainda não fechado, o resultado já era conhecido pouco depois das 19h, quando mais de 93% das urnas já haviam sido apuradas e as alterações seriam impossíveis. Quando a apuração fechou os 100%, veio a confirmação: Marchezan acabou com 29,84% dos votos válidos, enquanto Melo ficou em segundo, com 25,93%.

Raul Pont (PT) ficou na terceira posição, com 16,37%; seguido de Maurício Dziedricki (PTB), com 13,68%; e Luciana Genro (PSol), que teve 12,06%. Na sequência: Fabio Ostermann (PSL), Marcello Chiodo (PV), Júlio Flores (PSTU) e João Rodrigues (PMN) – nenhum deles atingiu 1%.

A abstenção em Porto Alegre foi de 22%, pouco mais de 247 mil votos. Somados, votos brancos e nulos somaram quase 16%, mais de 135 mil votos.

Marchezan surpreende pesquisas

Deputado federal, Marchezan teve um desempenho surpreendente e liderou desde a primeira urna apurada. Até então, as pesquisas indicaram que ele disputaria um lugar no segundo turno com o atual vice-prefeito, Melo, que havia assumido a ponta dos levantamentos ainda no começo da campanha. Líder nas primeiras pesquisas, Luciana Genro ficou desde o começo na quinta colocação. Maurício Dziedricki, que figurava em quinto nas pesquisas, foi o quarto colocado.

Os candidatos:

Nelson Marchezan Jr.

Nascido em Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. tem 44 anos e é formado em Direito pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Ele tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e exerceu a advocacia por oito anos, quando decidiu se dedicar à vida política.

Foi deputado estadual e, desde 2010, assumiu uma cadeira na Câmara Federal. Em Brasília, atuou em quatro comissões permanentes: Comissão de Finanças e Tributação; Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e Comissão de Defesa do Consumidor.

Sebastião Melo

Goiano de Piracanjuba, Sul de Goiás, Sebastião Melo tem 53 anos. Veio morar em Porto Alegre após concluir o Ensino Fundamental em Minas Gerais, em 1977. Formou-se em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e se dedicou à advocacia no período de 1989 a 2000.

Após ter tentado uma cadeira na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre em quatro eleições, Melo se elegeu em 2000. Depois se reelegeu nos anos de 2004 e 2008. Foi presidente da Câmara em 2008 e reeleito em 2009. Em 2014, completou a chapa de José Fortunati, na condição de vice-prefeito.