Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 17 de Dezembro de 2017

  • 20/10/2016
  • 13:22
  • Atualização: 13:34

Rio Grande do Sul lidera ranking de produtos com certificação de origem, diz IBGE

Vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos foram os primeiros a receber o selo em 2002

Vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos foram os primeiros a receber o selo em 2002 | Foto: Patricia de Melo Moreira / AFP / CP

Vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos foram os primeiros a receber o selo em 2002 | Foto: Patricia de Melo Moreira / AFP / CP

  • Comentários
  • Agência Brasil

O Brasil tem 49 produtos certificados com indicação de procedência ou denominação de origem. O Rio Grande do Sul lidera o ranking com dez produtos, seguido por Minas Gerais, que tem oito. São itens produzidos em uma região geográfica específica do País, que são certificados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), a pedido de associações, sindicatos e cooperativas de produtores locais. O dado foi divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É o caso dos vinhos tintos, brancos e espumantes produzidos no Vale dos Vinhedos em Bento Golçalves, na Serra gaúcha, que foram os primeiros a receber certificação com indicação de procedência no País, em 2002. Isso significa que apenas os vinhos produzidos nessa região gaúcha podem ostentar o título de vinho do Vale dos Vinhedos. O caso mais recente de certificação foi o café verde, torrado e moído da Região de Pinhal, em São Paulo, em 19 de julho de 2016.

Entre os produtos certificados estão vinho, café, carne, cachaça, uva, camarão, cajuína, calçados, queijo e até serviços de tecnologia de informação. Vinte estados têm produtos regionais com certificação.


TAGS » Rural, IBGE, RS, Produtos