Máucio apresenta exposição de cartuns em Porto Alegre

Máucio apresenta exposição de cartuns em Porto Alegre

“Karakóis & Outras Prosas” será aberta nesta sexta-feira na Casa Amarela

Correio do Povo

Cartunista Máucio e seus desenhos da série 'Karakóis'

publicidade

A exposição individual “Karakóis & Outras Prosas”, do artista Máucio, será aberta nesta sexta-feira, às 19h, na Casa Amarela (rua José Gertum, 671, bairro Chácara das Pedras), em Porto Alegre. A visitação poder ser feita de segunda a sexta-feira até 5 de maio.

A mostra é composta de desenhos a nanquim digitalizados e coloridos digitalmente e impressos a laser em papel couché formato A3. Esses trabalhos gráficos foram produzidos e publicados nos últimos anos. Os trabalhos estão divididos em dois grupos: “Os Karakóis” e “Outras Prosas”.

Em “Karakóis”, estão expostos 40, cujo conjunto tenta trazer uma amostragem dos temas enfocados, como política, sociedade, reflexões existenciais e psicológicas. “Alguns trabalhos podem provocar o riso, outros não têm esse viés. Usei o critério da perenidade, escolhendo cartuns com enfoques mais duradouros”, diz o autor. “Os Karakóis surgiram em 2020, durante a pandemia Covid-19, dada a impossibilidade de seguir publicando o ‘Massa Folhada’, impresso criado para veicular minha produção”, explicou Máucio, que passou a publicar cartuns no Facebook.

Em “Outras Prosas” estão reunidos 20 cartuns com assuntos semelhantes: sócio-políticos e fenômenos psicossociais, todos publicados também nos últimos quatro anos. A seleção segue critérios de relevância temática e aspectos estéticos.

Conforme informa o artista, esta exposição é dedicada à memória dos amigos Paulo Roberto Araújo e Janea Kessler.

Máucio é o nome artístico de Mario Lucio Bonotto Rodrigues, de Santa Maria (RS). Como cartunista, trabalhou em diversos jornais e revistas. Atualmente colabora com o jornal O Grifo. Ele também leciona na UFSM e pesquisa a área de Humor e Educação.

Veja Também


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895