A campanha eleitoral de 1924

A campanha eleitoral de 1924

Correio do Povo do dia 20 de abril de 1924, domingo, noticiava:

Correio do Povo

As cidades gaúchas, como Passo Fundo (foto), viviam o clima eleitoral

publicidade

PASSO FUNDO, 19 — A Alliança Libertadora realizou, hoje, uma reunião para tomar conhecimento de communicações de diversos oposicionistas dos districtos ruraes queixando-se de violencias, que, segundo declararam, estão sendo commetidas por destacamentos de soldados provisorios e autoridades estaduaes, afim de afastar das urnas o eleitorado opposicionista. Em face dessas reclamações, a Alliança resoveu enviar para Porto Alegre uma comissão composta do coronel João Pedro Lopes de Oliveira e Jonathas Magalhães em missão especial para aguardar a chegada do ministro da Guerra, expor-lhe os factos e pedir providencias. Será elaborado um memorial para ser apresentado ao general Setembrino de Carvalho.

DIVERSAS

Estatistica demographico-sanitaria de Porto Alegre — Na semana hontem finda, no cartorio da zona urbana, foram registrados 82 nascimentos, sendo que 42 delles eram do sexo masculino e 40 de feminino. Nesse numero estão tambem incluidos 4 natimortos. Quanto aos casamentos effectuados na semana finda, pelo cartorio da zona urbana, attingiram a 9, sendo que 3 realisados na quarta-feira e 6 hontem. Os obitos na semana finda, attingiram a 66, sendo 32 de adultos Os obitos, na semana finda, attingiram a 66, sendo 32 de adultos e 34 de creanças. Dos adultos, 12 eram do sexo masculino e 20 do feminino; das creanças, 13 eram do sexo masculino e 21 do feminino.

As molestias que causaram maior numero de obitos foram: tuberculose: 9; do apparelho digestivo: 8. Com quatro casos cada: insufficiencia cardiaca, atrepsia, bronchite e pneumonia.

Na semana finda, falleceram 13 pessoas sem assistencia medica.

TELEGRAMMAS

Nacionais

O carvão nacional — RIO, 18 — O “Paiz”, em editorial intitulado “Resolução de grande acerto”, trata da missão do dr. Assis Ribeiro de estudar as possibilidades do aproveitamento do carvão nacional nos serviços de transporte a cargo da União. Elogia a capacidade do dr. Assis Ribeiro, velho entusiasta do consumo interno da hulha das nossas minas, o qual, quando era director da Central do Brasil, adoptou em quatorze locomotivas a queima do carvão nacional.

A presidencia de Minas — RIO, 18 — Falava-se hoje na Camara ser provavel a renuncia do sr. Raul Soares do cargo de presidente do Estado de Minas Geraes, uma vez ultimados os trabalhos de reconhecimento do Congresso, caso em que seria substituido pelo sr. Bueno Brandão.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de abril na história

  • 1905 - Nascia na França Philippe Pinel, médico e zoologista que revolucionou o tratamento psiquiátrico.
  • 1870 - Nascia em Paty do Alferes (RJ) o poeta, crítico literário, professor e ensaísta Joaquim Osório Duque-Estrada, autor do Hino Nacional.
  • 1923 - Fundada a rádio Sociedade do Rio de Janeiro, de Roquete Pinto, a primeira emissora de radiodifusão do Brasil.

O dia 21 de abril na história

  • 1872 - O dentista, minerador, comerciante e ativista político Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, era enforcado e esquartejado no RJ.
  • 1926 - Nascia em Londres Elizabeth II, que em 1952 tornou-se Rainha da Grã-Bretanha até a sua morte, em setembro de 2022.
  • 1927 - Inaugurado no Rio de Janeiro o estádio São Januário.
  • 1985- Morria o presidente Tancredo de Almeida Neves.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895