Ecossistema digital aproxima o produtor de canais de distribuição
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Ecossistema digital aproxima o produtor de canais de distribuição

Ferramenta conecta.ag, lançada pela BASF em parceria com a Vertem, reúne opções de compra de insumos e serviços para o agro

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Almir Araújo, diretor de Digital, Novos Negócios e Excelência Comercial de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.

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Tornar a vida do agricultor mais fácil, suas decisões mais seguras num ambiente de perfeita harmonia com seus distribuidores de insumos e serviços e seus parceiros estratégicos. Estes são os princípios que norteiam o ecossistema conecta.ag, lançado neste ano pela Divisão de Soluções de Agricultura da BASF, em parceria com a Vertem, empresa pioneira no Brasil em desenvolvimento de ecossistemas de negócio. Com cerca de 20 mil cadastros já efetivados em todo o país, entre agricultores, consultores agrônomos, estudantes e outros, o conecta.ag tem o objetivo de aproximar os elos da cadeia do agronegócio, facilitando a conexão e o crescimento de todos.
De acordo com o diretor de Digital, Novos Negócios e Excelência Comercial de Soluções para a Agricultura da BASF para a América Latina, Almir Araújo, um dos pilares estratégicos da empresa é a digitalização de toda a cadeia agrícola, que pode ser muito beneficiada no processo. “Tanto para trazer maior comodidade quanto pra trazer mais informações e mais opções, tanto pro agricultor quanto para rede de distribuição”, comenta. Para chegar ao ecossistema, a BASF investigou “as dores” que impactam o segmento no dia a dia e que, segundo Araújo, apontam para questões como a disponibilidade de soluções financeiras ou crédito, acesso a tecnologias e uso correto e assertivo dos maquinários e dos insumos. “É impossível uma única empresa dar conta de atender tudo isso. É fundamental você ter a soma de diferentes expertises ou de diferentes atuações, para endereçar essas dores”, esclarece. 

A ideia do conecta.ag é somar alguns pilares estratégicos, por exemplo soluções financeiras diversas que são necessárias no mercado, programas de engajamento, marketplace ( que é onde o canal de distribuição coloca todos os produtos de prateleira dele para comercialização ao agricultor), e ainda logística. Os canais de distribuição ou cooperativa que aderirem ao ecossistema - no Rio Grande do Sul já são cinco cadastrados - vão receber um aprimoramento, e mais ferramentas para que ofereçam uma experiência diferenciada.

“O agricultor será muito beneficiado também porque o canal que já o atende vai conseguir melhorar ainda mais esse atendimento, oferecendo aí uma gama de soluções via conecta.ag”, observa o executivo. A partir do momento em que o produtor se cadastra, o ecossistema detecta a região que ele reside e consequentemente qual é a rede de distribuição que dá o melhor suporte nas proximidades. Os canais de distribuição poderão oferecer tudo que o produtor precisar: insumos como fertilizantes e defensivos, sementes, máquinas agrícolas, soluções digitais, serviços de agricultura de precisão, e muito mais. 

Almir Aráujo destaca que a ferramenta apresentada pela BASF não é transacional, não se trata de entrar num site, escolher as opções e colocar num carrinho de compras. “O foco do conecta.g é ser uma plataforma técnica. O que significa isso? Que a primeira coisa que o ecossistema faz é entender qual é a realidade daquele produtor, qual é a região, quais são os desafios, o que faz mais sentido em termos agronômicos para aquela microrregião e assim por diante. E, a partir daí, oferecer o que faz mais sentido para o negócio do agricultor. Esse é o grande diferencial que nós temos” complementa. 

“Olhamos para o agricultor e ele quer ser cada vez mais competitivo, entendemos que é um público que tem curiosidade. Eles querem entender o que está vindo de novo, eles pesquisam, porque o agricultor vai conseguir escalar a produção dele cada vez através da tecnologia. Ele pesquisa, investiga, analisa as opções que existem”, frisa Araújo.
Almir reforça ainda que o conecta.ag é um importante passo para posicionar ainda mais a empresa como referência em soluções e serviços que apoiem o agricultor durante toda a sua jornada no campo. “O agronegócio brasileiro está cada vez mais conectado e nós estamos acompanhando de perto esta realidade. Seguimos com o nosso compromisso de oferecer soluções integradas, o que inclui ferramentas e tecnologias digitais que contribuam para o desenvolvimento do mercado agrícola”, finaliza.

Para Emerson Moreira, CEO da Vertem, "o ecossistema conecta.ag será um novo e amplo formato de relacionamento entre produtores rurais e toda a cadeia agrícola, no qual soluções e benefícios tangíveis e relevantes poderão ser acessados de forma sincronizada em experiências físicas ou digitais. A BASF garante credibilidade e profundo conhecimento agronômico, direcionando o conteúdo da plataforma para a geração de resultados aos usuários".

A estratégia da BASF é construir um ecossistema amplo, que conecte com transparência diversos players da cadeia do agronegócio, fortalecendo o relacionamento com atendimento online e presencial integrados. Ecossistemas são formados por diversas empresas que colaboram entre si para entregar uma única experiência ao cliente final. Eles ainda possuem como objetivo agregar diferentes habilidades, dados e conhecimento que contribuem para entregar uma proposta de valor importante ao cliente e parceiro de negócio. O foco no momento é que o ecossistema esteja em funcionamento no mercado brasileiro, entretanto seguimos avaliando oportunidades de expansão das operações para outros mercados estratégicos da América Latina.


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