Chuva para, mas volume dos rios preocupa na Fronteira Oeste

Chuva para, mas volume dos rios preocupa na Fronteira Oeste

O sol, o primeiro frio de outono e a ameça de cheia nas cidades do Oeste

Fred Marcovici

O rio Ibirapuitã na manhã de quarta-feira sobe e pode provocar a segunda cheia do ano em Alegrete

publicidade

Em Quaraí, fronteira com o Uruguai, o rio que leva o nome da cidade, retorna ao leito. Uma característica da corrente quaraiense é a rapidez com que cresce e ao mesmo tempo recua à caixa.

Na quarta-feira, conforme Rafael Guedes, adjunto da Secretaria de Infraestrutura, o rio media 6,74 m, declinando em média, 5 cm por hora, marca dentro do normal.

As três famílias desabrigadas (10 pessoas ao todo), retornaram à casa, no bairro ribeirinho José de Abreu, na tarde de ontem.

As ruas Loreto Tavares de Souza e João Batista de Castilhos, além do acesso ao bairro Colina Santa Tereza são três das muitas que áreas que passam por manutenção depois dos estragos provocados pelas chuvas do último período.

Já o baixo Uruguai apresenta nas últimas 48 horas um traçado de elevação ao longo da linha (desde a cabeceira - incluindo Garruchos e Porto Lucena) – com São Borja anotando 7,04 m, dentro da cota de atenção de 7 m. Os bares do Cais do Porto sempre são os primeiros afetados pelo fenômeno.

Em Uruguaiana, o sol voltou a aparecer o que não impediu a sensação do primeiro frio de outono. O rio Uruguai mede 5,94 m, também subindo. A 56 centímetros da cota de atenção. Equipes de trabalho atuam reparando vias urbanas e rurais danificadas, e são muitas, devido ao excesso de chuvas registradas na última semana.

Em Alegrete, de acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Renato Grande, o rio Ibirapuitã mantém a tendência de crescimento nesta quarta-feira ensolarada e moderadamente fria, medindo 9,46 m, elevação média de 3 cm por hora, dentro da marca de alerta. Grande salienta que as águas estão a 24 centímetros da cota de inundação (9,70 m). As equipes da Defesa Civil, órgãos de assistência social, infraestrutura e Exército Brasileiro estão de sobreaviso para a perspectiva da segunda cheia do ano no município.

Em Itaqui, o dia foi de sol e frio, termômetros apontando 17º C. O rio Uruguai em processo de elevação medindo 5,70 m (atenção 6,30 m). As autoridades monitoram o rio e ainda as consequências residuais das chuvas do último período.

Em Barra do Quaraí, o rio Quaraí, que margeia a cidade, mede 5,82 m, crescendo gradativamente. Tempo estável e a temperatura caindo dentro dos padrões de outono.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895