Empreendedores do Cais Embarcadero são capacitados sobre segurança alimentar

Empreendedores do Cais Embarcadero são capacitados sobre segurança alimentar

Equipe de Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre orientou proprietários sobre boas práticas

Felipe Faleiro

Nayara Poleto, chefe da EVA, foi a ministrante da capacitação, ocorrido no auditório do Embarcadero

publicidade

Uma capacitação dirigida aos empreendedores do Cais Embarcadero, no Centro Histórico de Porto Alegre, e realizada na manhã desta quarta-feira no auditório do local, buscou conscientizar sobre a importância da segurança alimentar. A área é bastante frequentada por moradores da Capital e turistas, e vê um crescimento sustentado no número de novos negócios instalados. O evento foi ministrado pela chefe da Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA), integrante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nayara Poleto. Dos 30 mantenedores de estabelecimentos como lancherias e restaurantes, 29 compareceram. 

O principal foco da capacitação foi a apresentação das chamadas cinco chaves para produção de alimentos seguros: higiene do ambiente, do manipulador, controle de temperatura, procedência dos produtos e armazenamento e acondicionamento. “É muito importante que os empreendedores sigam estas boas práticas e as apliquem, para que os consumidores não tenham risco ao consumir um alimento. Quando realizamos capacitações como esta, estamos também nos aproximando destas pessoas, para que elas possam buscar informações quando necessário”, afirmou a médica veterinária Denise Garcia, também membro da EVA.

De acordo com ela, em dezembro de 2022, a equipe da Vigilância em Alimentos realizou uma ação pontual no Cais Embarcadero e sugeriu fazer esta capacitação, a fim de esclarecer os principais pontos da segurança de alimentos. “O alimento é algo muito prazeroso para as pessoas, então precisa ser seguro e saudável. Porém, às vezes, há quem esqueça de alguns cuidados básicos, como a higiene correta das mãos e o acondicionamento incorreto”, comenta Denise.

O diretor do Cais Embarcadero, Juan Moro, afirma que 40% das pessoas que frequentaram o local em janeiro eram turistas, e que ações como esta ajudam a reforçar a importância do cuidado com os itens de alimentação. “É bom para que eles possam se enriquecer com este conhecimento. Houve grande interesse deles em aderir, especialmente aqueles que não tiveram outras oportunidades de fazê-lo. Aqui é um local de entretenimento e lazer, com grande concentração de restaurantes e bares, então precisamos ter este cuidado ainda mais concentrado”, explicou Moro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895