Moradores de Nova Santa Rita já contam com serviços oferecidos pelo Centro de Bem-Estar Animal

Moradores de Nova Santa Rita já contam com serviços oferecidos pelo Centro de Bem-Estar Animal

Prédio com 156 metros quadrados de edificação e erguido com recursos do Município, vai atender pets de pessoas de baixa renda

Fernanda Bassôa

Local presta serviços de primeiros socorros, consultas, emergências e pequenos procedimentos

publicidade

Os moradores de Nova Santa Rita já contam com os serviços de primeiros socorros, consultas, emergências e pequenos procedimentos, como ultrassom, hemogramas e vacinação, realizados no Centro de Bem-Estar Animal que entrou em funcionamento no último final de semana. Localizado na Rua Marinho Peixoto, no Parque Olmiro Brandão, o prédio conta com 156 metros quadrados de edificação e atende pets de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Construído com um investimento de R$ 1,1 milhão, recursos próprios do município, as obras levaram cerca de 9 meses para serem concluídas. O local comporta um consultório veterinário, espaço para triagem, internação e tem capacidade para atendimento de 15 animais por dia.

O espaço, além de atender os animais vítima de maus-tratos, comunitários, cães abandonados, machucados ou mutilados, vítimas de atropelamentos também contribui para a saúde humana, com o tratamento de possíveis doenças que possam ser transmissíveis a seus tutores. Um diferencial do Centro é que ele tem uma área, anexa da estrutura, destinada para atendimento de animais de grande porte, como cavalos. A ideia, de acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Clairton Valentim Mânica, é melhorar, qualificar e ampliar os serviços prestados à comunidade ligada à causa animal.

“Os atendimentos são focados especialmente em animais comunitários, de rua e para pets aqueles tutores mais carentes, com menor condição financeira. No local são feitos os primeiros atendimentos. Ainda não realizamos procedimentos de alta complexidade. Isso, quando necessário, são contratados serviços de clínicas particulares pelo Município.” Mânica explica ainda que o Município também oferece serviço amplo e intenso de castração de cãos e gatos, que não é realizada no Centro de Bem-Estar Animal. “Estes procedimentos são feitos em clínica particular, vencedora de licitação.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895