Perillo vê candidato do PSDB em Porto Alegre como fundamental para Leite

Perillo vê candidatura do PSDB em Porto Alegre como fundamental para Leite

Presidente nacional tucano ressaltou importância de lançar candidato alinhado ao projeto do governador, dando respaldo para uma possível disputa ao Planalto

Felipe Nabinger

Perillo em evento do PSDB em Porto Alegre com Moisés Barboza e o marketeiro Marcelo Vitorino

publicidade

O presidente nacional do PSDB, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, reforçou o desejo da direção do partido de uma candidatura própria a prefeito em Porto Alegre. Perillo ressalta que seria “fundamental” para Eduardo Leite, como nome cotado para disputar a presidência da República, que a sigla “apresentasse ao Brasil” o próximo prefeito da capital gaúcha, nas eleições de outubro, com o apoio do governador do RS.

“A torcida da executiva nacional, de todos nós, é que o PSDB tenha candidatura própria em Porto Alegre, com todo o apoio nosso. Particularmente, acho que seria fundamental que o PSDB tivesse candidatura”, disse, antes de sua participação em evento de preparação de pré-candidatos a vereador da federação PSDB-Cidadania, realizado na Amrigs, na última sexta-feira.

Perillo elencou quatro pontos para justificar a presença de um tucano nas majoritárias ao Paço Municipal. “Em primeiro lugar, dá visibilidade ao governo do Eduardo, segundo para apresentar um bom plano de governo para a sociedade, terceiro, uma vez ganhando, fazer um governo de entregas, muito trabalho e muitos resultados, e, por fim, seria uma oportunidade também da gente ter um prefeito para fazer uma boa dobradinha”, disse, referindo-se a ter governador e prefeito da sigla.

O dirigente nacional tucano afirma seguir em trativas com Leite, com a presidente estadual, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e com o presidente municipal, vereador Moisés Barboza, mas não vê necessidade de acelerar o processo. “Não vejo isso com toda essa pressa. Podemos resolver nos próximos dois meses, com tempo suficiente para televisão, para marcar posição e apresentar um projeto.”

Veja Também

A preferência de Perillo, Leite e da executiva estadual era pelo lançamento da deputada estadual Delegada Nadine. Ela, no entanto, já anunciou que não concorrerá. O nome do ex-governador Ranolfo Vieira Júnior chegou a ser cotado, mas também declinou. Ambos mantiveram seus domicílios eleitorais em Getúlio Vargas e Esteio, respectivamente.

Os tucanos prometem uma candidatura competitiva, apesar das dificuldades, com um nome que “surpreenderia positivamente”. Questionado se Leite perderia pontos como nome do PSDB para a corrida presidencial em 2026 caso não consiga emplacar uma candidatura tucana em Porto Alegre, Perillo tratou de negar. “Isso não significa que ele vai perder qualquer espaço no partido caso se chegue à conclusão de que é preciso fazer outro tipo de aliança.”

Evento para pré-candidatos

Marconi Perillo prestigiou a abertura do treinamento promovido pelo PSDB de Porto Alegre, em parceria com o Cidadania, para os pré-candidatos da federação ao cargo de vereador na capital gaúcha. Em seu discurso ele elogiou a iniciativa, capitaneada pelo vereador Moisés Barboza, que contou com uma capacitação de dois dias, realizada na sexta-feira e no sábado, com o especialista em marketing político Marcelo Vitorino.

Entre os presentes na abertura, no palco, junto de Perillo, estavam os atuais vereadores da federação: além de Moisés, Gilson Padeiro e Conselheiro Marcelo, também do PSDB, e Cassiá Carpes, do Cidadania. Eduardo Leite, o presidente da federação em âmbito estadual, Artur Lemos, e a Delegada Nadine, todos em missão oficial à Europa, participaram por vídeo. Lemos e o deputado estadual Kaká D’Ávila, presente no ato, são alguns dos nomes cotados para representar os tucanos nas urnas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895