Segurança na Esplanada é reforçada para posse de deputados e senadores

Segurança na Esplanada é reforçada para posse de deputados e senadores

Ação faz parte do Protocolo de Ações Integradas (PAI); número de efetivos nas ruas não foi informado por medidas de segurança

R7

publicidade

A segurança na Esplanada dos Ministérios foi reforçada para a posse dos deputados e senadores, que acontece nesta quarta-feira, no Distrito Federal. A ação faz parte do Protocolo de Ações Integradas (PAI), semelhante ao procedimento adotado na posse presidencial, em 1º de janeiro. O número do efetivo, porém, não foi divulgado por estratégias de segurança.

A região será monitorada pelos órgãos locais, como as polícias Militar e Civil do DF, com o auxílio da Polícia Federal e Força Nacional. Câmeras de segurança, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) também fazem parte do monitoramento da cerimônia.

A Polícia Militar inicia o policiamento na Avenida José Sarney. A Praça dos Três Poderes terá acesso restrito aos políticos e aos convidados da cerimônia. As tropas de choque, cavalaria, operações aéreas e policiamento com cães, da Polícia Civil, estarão em condição de apoio, caso seja necessário. Os prédios públicos contaram, ainda, com a segurança particular.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, explica que o protocolo de segurança foi elaborado com base nas informações dos setores de inteligência, e aprovado por todos os envolvidos. “Além do efetivo escalado para atuar no local, teremos equipes de sobreaviso. Nossa intenção é garantir que esse relevante momento para nossa democracia ocorra de forma pacífica e segura”, afirma.

Trânsito suspenso

A circulação de veículos na Esplanada dos Ministérios foi suspensa às 23h59min dessa terça-feira. Somente servidores, autoridades e convidados poderão acessar o local, com apresentação de credenciais. O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Departamento de Trânsito (Detran-DF), realizam a organização, bloqueio e fluxo do tráfego na região.

Segundo a Polícia Militar do DF, o fechamento das vias começa próximo à Cúria Metropolitana, ao lado da Catedral. Os estacionamentos nas vias S1 e N1 estarão bloqueados. Os servidores poderão utilizar os estacionamentos das vias N2 e S2, onde o trânsito estará liberado.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895