Coomysa compensará emissões de carbono geradas pelo Paleta Atlântida

Coomysa compensará emissões de carbono geradas pelo Paleta Atlântida

Evento reuniu 1.485 assadores e preparou 20 toneladas de carnes na praia de Atlântida, em Xangri-lá, no último sábado


Thaise Teixeira

publicidade

A Cooperativa Mista Santa Bárbara (Coomysa) compensará as emissões de carbono geradas pelo Paleta Atlântida, churrasco coletivo realizado ao ar livre, no último sábado, na praia de Atlântida. O evento, que está em sua terceira edição,reuniu 1.485 assadores simultâneos, assou 20 toneladas de carne e recebeu 40 mil pessoas.

Segundo o engenheiro florestal da Coomysa, Juliano Nicolodi, a compensação ocorrerá por meio do carbono já inventariado pela cooperativa. “Disponibilizaremos nosso estoque para compensar, por exemplo, emissões de gases por meio da queima de carvão vegetal, do uso da energia elétrica, de diesel e de tudo mais que foi necessário usar para a realização do evento”, explica Nicolodi.

Para isso, três técnicos da Coomysa acompanharam o assado in loco, onde captaram informações imprescindíveis para o cálculo exato das emissões de carbono. Conforme o diretor de Mercado da Coomysa, Henrique Borges, a previsão é que a quantidade a ser compensada pela cooperativa seja conhecida até quarta-feira.

O inventário de carbono da cooperativa tem como base o trabalho agropecuário realizado por seus associados em mais de 3 mil hectares no Rio Grande Sul. “Também estamos em tratativas com algumas empresas para ampliar nosso estoque para mais de 25 mil hectares”, revela Borges.

 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895