Duas Safras abre ciclo 2023 durante 33ª Abertura da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas

Duas Safras abre ciclo 2023 durante 33ª Abertura da Colheita de Arroz e Grãos em Terras Baixas

Programa percorrerá 11 municípios, seis dos quais não foram visitados na jornada de 2022

Lucas Keske*

publicidade

O programa Duas Safras abrirá a sequência de eventos deste ano durante a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O seminário ocorrerá no dia 16 de fevereiro, no Auditório Frederico Costa na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Conforme o superintendente do Serviço de Aprendizagem Rural no Rio Grande do Sul (Senar/RS), Eduardo Condorelli, será uma oportunidade de discutir o espaço existente para a produção de milho e de cereais de inverno nas áreas de terras baixas. 

De acordo com o planejamento anual do Duas Safras, tema de reunião entre as entidades promotoras, na sede da Federação da Agricultura do RS (Farsul), semana passada, estão previstos cinco dias de campo e 11 seminários em 2023. Destes, seis ocorrerão em municípios ainda não percorridos pelos técnicos do Senar/RS. “Vamos fazer um grande levantamento sobre como está a intensificação produtiva no Estado, que é o principal eixo de ação do programa Duas Safras”, explica Condorelli.

As datas e os municípios devem ser fechados em meados de fevereiro. “Em um ano de seca, que irá certamente impactar as culturas de verão, mais uma vez, acreditar na produção intensiva de agricultura principalmente na feita no período entre a safra de verão, portanto, no inverno, é acreditar na possibilidade de amenizar os prejuízos que deveremos ter todos com o clima que está imperando nesse momento no estado”, ressalta Condorelli.

Conforme o segundo vice-presidente da Farsul e ex-secretário da Agricultura, Domingos Velho Lopes, o Duas Safras é visto pelo governo do estado como um dos pilares para o desenvolvimento da agricultura, assim como a descarbonização e a irrigação. “Tenho certeza que o Duas Safras é revolucionário, mas não só ao setor, pois traz um incremento de PIB gigantesco devido ao aumento de produção nas áreas já existentes”, analisa. Para 2023, Domingos aponta que, no âmbito do programa, a Farsul buscará fortalecer os processos de pesquisa que incrementem a produção, assim como a consolidação de mercados e o processo de sensibilização de produtores e da sociedade gaúcha como um todo.

* Sob supervisão de Nereida Vergara

 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895