Correio do Povo | Notícias | Oito espetáculos entram para a programação do Porto Verão Alegre

Porto Alegre, quarta-feira, 19 de Junho de 2019

  • 24/01/2019
  • 17:14
  • Atualização: 17:48

Oito espetáculos entram para a programação do Porto Verão Alegre

Montagens estreiam no festival nesta sexta-feira

"Solo Fértil" terá duas sessões no festival | Foto: João Ricardo / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A última sexta-feira de janeiro colocorá oito espetáculos em cartaz na edição de 20 anos do Porto Verão Alegre. Os ingressos estão disponíveis pelo site por R$ 36 (inteira).

O primeiro é "Abobrinhas recheadas: Rei Roberto", que será apresentado na sexta, às 20h, e no sábado, às 18h, no Instituto Ling (João Caetano, 440). O espetáculo de dança e comédia criado a partir do jogo coreográfico "Dance a Letra", em que as coreografias são desenvolvidas a partir da pesquisa de gestos literais para letras de músicas populares, faz agora uma homanegem a Roberto Carlos, com canções como "Emoções", "Detalhes" e "Fera Ferida".

Também às 20h desta sexta, "Frida Khalo - à Revolução" ganha uma sessão única no Teatro do SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Completando 10 anos em 2019, peça é livremente inspirada na vida e obra da artista mexicana. Em cena, Frida e suas pinturas conduzem o pública por uma redescoberta ética e estética, focada no princípio revolucionário da arte como denúncia solidária.

De volta à Capital, "Solo Fértil" será apresentada no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75) na sexta e no sábado, às 21h. A montagem passeia entre teatro, música, artes visuais e textos poéticos, tudo costurado pela figura de uma mulher que espera o trem para voltar para casa após uma longa jornada de trabalho. Ao lembrar de algo importante, ela começa uma viagem interior e exterior.

Já "As tias de Vinícius" ganhará o palco do Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307) até domingo, sempre às 21h. A comédia musical inspirada na obra de Vinicius de Moraes traz as tias do artista esperando a visita do parente ilustre, na companhia de alguns primos e primas. Nesta reunião familiar, no entanto, todos tentam agradá-lo e acabam cantando alguma de suas canções ou declamando uma de suas poesias.

Da música para a comédia, "Homens de Perto Desgovernado" reúne Oscar Simch, Rogério Beretta e Zé Victor Castiel no Teatro da Amrigs (Av. Ipiranga, 5311), sempre às 21h, até domingo. Em sua terceira incursão no Teatro de Revista, o trio apresenta novas cenas e novas músicas, dando ênfase à política nacional.

"Projeto Secreto - A gaiola das loucas" fará sua curta temporada no Teatro do Sesc Porto Alegre (Av. Alberto Bins, 665), até domingo, às 21h. Na montagem, quatro atores interpretam drag queens que resolvem combater a homofobia e a intolerância parodiando/ressignificando texto clássico do teatro francês, em meio a dublagens e muito humor.

No Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835), o fim de semana será do drama "Do outro lado da cerca mora um amigo". As sessões ocorrem de sexta a domingo, às 21h. O espetáculo acompanha a história dos vizinhos Alfredo e Alberto, separados por uma cerca que acaba se tornando o elo entre os dois: um senhor solitário e um menino autista. A aproximação entre os personagens mostra a simplicidade das pequenas coisas que se tornam fundamentais em nossa busca pela felicidade.

Fechando as estreias desta sexta, "Homem mãe" é uma adaptação teatral livremente inspirada no universo de Valter Hugo Mãe e faz um retrato poético do mundo moderno. Ambientada em uma vila de pescadores, a peça expõe sentimentos e crenças. As apresentações ocorrem até domingo, sempre às 21h, na Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307)