Porto Alegre

13ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 27 de Abril de 2017

  • 20/03/2017
  • 14:14
  • Atualização: 16:31

Grupo de idosos faz passeio de catamarã pelo Guaíba

Evento fez parte das comemorações da 58ª semana de Porto Alegre

Grupo de idosos realiza passeio de catamarã pelo Guaíba | Foto: Samuel Maciel

Grupo de idosos realiza passeio de catamarã pelo Guaíba | Foto: Samuel Maciel

  • Comentários
  • Claudio Isaías

Como parte das comemorações da 58ª Semana de Porto Alegre, os moradores da Casa Lar do Cego Idoso realizaram, na manhã desta segunda-feira, um passeio de catamarã pelo Guaíba. Na chegada, o grupo de 19 idosos que possuem diferentes graus de deficiência, foram recepcionados pelo prefeito Nelso Marchezan Júnior, pelo vice-prefeito Gustavo Paim, pelo secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, e pelo diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti.

O prefeito entrou no barco e cumprimentou cada um dos participantes do passeio que teve duração de 55 minutos. O trajeto foi de Porto Alegre a Guaíba e não foi acompanhado por Nelson Marchezan Júnior. O público da Casa Lar do Idoso Cego, no bairro Rubem Berta, na zona Norte de Porto Alegre, é formada por pessoas com deficiência visual, auditiva,mobilidade reduzida e cadeirantes. A paciente Iara Aparecida dos Santos afirmou que nunca tinha andado de barco pelo Guaíba.

“Achei o passeio o maravilhoso e espero andar muitas vezes de catamarã”, comentou. Já Marlene Aguiar da Silva, que já tinha andado pelo Guaíba a bordo do barco Cisne Branco, admitiu que estava nervosa e imaginava o catamarã pequeno e sem teto. Marlene Aguiar disse que pensou “mil coisas” como morrer afogada no Guaíba. “Confesso que no início do passeio estava muito nervosa e com medo de ser levada pelas águas do Guaíba”, revelou a deficiente visual que espera realizar em outra oportunidade.

Nesta terça, o passeio será realizado pelos alunos da escola municipal João Goulart que possuem paralisia cerebral, deficiência intelectual, cadeirantes, autistas e síndrome de Down. Na quarta-feira, será a vez dos idosos do asilo Padre Cacique que possuem mobilidade reduzida e deficiência visual. O passeio terá a participação de 20 pessoas. Nos dias 23 e 24 de março, crianças e jovens do Pão dos Pobres, entre 6 e 15 anos, farão o passeio de Porto Alegre até Guaíba. Serão dois grupos de 20 alunos atendidos em regime de tempo integral e outros em acolhimento institucional. Todos em situação de vulnerabilidade social.