Eliane Brum fará palestra na Univates, em evento gratuito

Eliane Brum fará palestra na Univates, em evento gratuito

Jornalista é uma das convidadas do 9º Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade; Inscrições estão abertas para conversa no dia 14 de abril

Correio do Povo

Eliane Brum escreveu “A vida que ninguém vê”, uma coletânea de crônicas-reportagens

Eliane Brum estará na Universidade do Vale do Taquari - Univates na noite de segunda-feira, 14 de abril, para proferir uma palestra sobre como lidar com questões ambientais. A jornalista e escritora é uma das convidadas do 9º Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, que tem como tema central “Por outros modos de pensar a vida, a terra e o nosso jeito de estar no mundo”.

A palestra é gratuita e aberta à comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas no site da Universidade. Além de Eliane, Bettina Martino, Márcio Tascheto da Silva, José Falero e a historiadora Preta Rara também participarão do evento. Confira a programação completa do simpósio clicando aqui.

A trajetória de Eliane Brum

Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Eliane começou sua carreira escrevendo para o jornal Zero Hora. Também foi repórter especial da revista Época. Já ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem, consagrando-se como uma das jornalistas mais respeitadas do País. Desde 2010, Eliane atua como profissional freelancer.

No âmbito literário, Eliane publicou diversos livros de ficção e não ficção. Entre suas obras mais conhecidas estão “A Menina Quebrada”, “Meus Desacontecimentos”, “O Olho da Rua”, “A Vida que Ninguém Vê”, “Brasil, Construtor de Ruínas” e “Banzeiro Òkòtó: uma viagem à Amazônia centro do mundo”. Seus livros abordam temas como memória, identidade e injustiça social, refletindo seu compromisso com o jornalismo humanizado e narrativo.

O trabalho literário e a atuação jornalística de Eliane se complementam, trazendo um olhar sensível e aprofundado sobre questões sociais e humanas. Nos últimos anos, ela tem se dedicado a discutir temas ambientais, especialmente a destruição da Amazônia, e vive na região para acompanhar de perto essas transformações.

Veja Também

9º Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade

Inscreva-se na newsletter CP Cultura

Programe seu fim de semana. Semanalmente, às sextas-feiras.

Aberto a estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, artistas e demais interessados de qualquer instituição, o evento provocará reflexões sobre o modo como a humanidade se relaciona consigo mesma, com a vida e com a terra. O objetivo do simpósio é fazer com que as pessoas compreendam as implicações de existências baseadas no consumismo, no descarte (de objetos e pessoas), na exploração das fontes naturais e no esvaziamento do pensar crítico.


Mais Lidas

    Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 07 de abril de 2025

    As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

    Correio do Povo
    DESDE 1º DE OUTUBRO 1895