Programação da semana na Casa da OSPA apresenta recital de canto lírico

Programação da semana na Casa da OSPA apresenta recital de canto lírico

Grupo QuattrUm é atração neste domingo, dia 8

Correio do Povo

O programa é dedicado ao Lied e traz alguns dos maiores compositores do estilo

Nesta semana, a sede da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), oferece uma programação que promete agradar os amantes do Romantismo. No domingo, 8 de setembro, às 18h, o grupo QuattrUm apresenta um recital gratuito com canções do século 19.

Após um hiato de alguns meses, a Série Música de Câmara retorna neste domingo com o grupo QuattrUm, formado por integrantes do Coro Sinfônico da OSPA com grande atuação na cena lírica gaúcha: Carol Braga (mezzo-soprano), Elisa Machado (soprano), Felipe Bertol (tenor), Ricardo Barpp (baixo) e Eduardo Knob (piano).

O programa é dedicado ao Lied e traz alguns dos maiores compositores do estilo: Robert Schumann (1810-1856), Franz Schubert (1797-1828), Johannes Brahms (1833 - 1897), Hugo Wolf (1860 - 1903), Gustav Mahler (186 - 1911) e Richard Strauss (1864 - 1949).

De origem germânica, Lied é uma canção escrita para voz e piano, forma musical que se consolidou no Romantismo. “Diferente de uma simples canção acompanhada, o Lied exige que a voz e o piano atuem como parceiros iguais na narrativa musical”, explica Elisa Machado.

O programa termina com Zigeunerlieder, um ciclo de 11 canções de Brahms inspiradas na música folclórica cigana que serão cantadas pelos quatro cantores e o pianista. O evento ocorre no domingo, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. A entrada é franca e por ordem de chegada.

Inscreva-se na newsletter CP Cultura

Programe seu fim de semana. Semanalmente, às sextas-feiras.


Mais Lidas

    Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 21 de janeiro de 2025

    As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

    Correio do Povo
    DESDE 1º DE OUTUBRO 1895