A ação do poder local contra a carestia
A edição do dia 1º de abril de 1925, quarta-feira, edição n. 77, noticiava

“Em várias conferências havidas entre o presidente do Estado e o intendente municipal foram tomadas medidas para o barateamento de gêneros de primeira necessidade. Assim, por ato de ontem, o Governo do Estado resolveu suspender temporariamente a arrecadação do imposto de viação e das taxas portuárias que incidem sobre gado em pé ou abatido neste município e no de S. Leopoldo, destinado ao consumo nesta capital. Do mesmo modo fica suspensa, também temporariamente, a cobrança do imposto de indústrias e profissões sobre os açougues existentes nesta capital. O decreto que tem o n. 3.452 é assinado pelos drs. Borges de Medeiros e Antonio Marinho Chaves, respectivamente presidente do Estado e secretário da Fazenda e é precedido dos seguintes considerandos: ‘considerando que a sensível alta dos preços dos gêneros de primeira necessidade nesta capital reclama providências de caráter excepcional por parte dos poderes públicos; considerando que é lícito ao Governo fazer cessar a arrecadação de impostos quando esta medida concorra direta e imediatamente para minorar a situação de carestia geral”.
Providências da municipalidade — Também por ato de ontem, o dr. Octavio Rocha, intendente municipal, determinou providências tendentes ao barateamento de gêneros alimentícios. Diz que assim age ‘considerando que o Conselho Municipal, em sessão extraordinária para tal fim convocada, votou e o Intendente promulgou a Lei n. 27, de 30 de Março de 1925, autorizando o executivo a dispensar os impostos que recaem sobre o comércio de gêneros, uma vez que os interessados se sujeitem aos preços que constarem das tabelas organizadas pela Municipalidade.’ [...]”
A chave da repopulação
“Se o problema da população e do aperfeiçoamento da raça é dos que, com justa razão, mais preocupa quase todos os países civilizados, a proteção à natalidade e à educação infantil é a sua decorrente imediata. A República Argentina acaba de fornecer neste particular um belo exemplo, digno de ser imitado por todos quantos se interessam pela questão capital da eugenia. Vem de ser levada a efeito naquele Estado vizinho a exposição de puericultura, manifestação educativa absolutamente gratuita, para a qual são convocadas as multidões, e que tem por fim vulgarizar os preceitos de higiene infantil que são a chave da repopulação. Essa exposição faculta demonstrações práticas de vestuário, arranjo e alimentação dos petizes; estabelece concursos entre crianças sadias; distribui cartazes de propaganda com caráter artístico persuasivo; realiza conferências sobre a educação dos recém-nados e a arte de inculcar os seus princípios aos pais pela imprensa, a imagem e o filme cinematográfico. Essa exposição de puericultura é, enfim, como bem assinalou um articulista estrangeiro, a festa das mães, que aí se veem honradas com uma respeitosa delicadeza. Porque não imitarmos, nós também, os bons exemplos, organizando alguma coisa de semelhante ao que tão brilhantemente acaba de pôr em prática a próspera república platina?”
Fim da censura
“Foi suspensa ontem a censura à imprensa desta capital que vinha sendo exercida pela Chefatura de Polícia desde que estalou o movimento revolucionário no Estado, em outubro do ano passado. Como é sabido, essa medida só começou a ter execução nesta folha depois do decreto do governo federal que estabeleceu o estado de sítio para o Rio Grande do Sul. O estado de sítio perdurará até 30 do corrente. Apesar disso, a Chefatura de Polícia, que vinha exercendo a censura de imprensa, resolveu suspendê-la por julgá-la desnecessária em virtude da pacificação de todo o Estado.”
Atendimento de urgência
“Por ordem do dr. Octavio Rocha, intendente municipal, estão sendo feitos vários melhoramentos na Assistência Pública, tendo nesse sentido mandado construir mais dois carros ambulâncias e reformar inteiramente um dos existentes. Os veículos serão pintados de branco com o distintivo da Cruz Vermelha e dotados de um apito de alarme, de modo a se fazerem notar de pronto e lhes ser permitida a passagem, parando todo o trânsito, como se faz nos grandes centros, podendo assim prestar socorro imediato. O serviço é dirigido atualmente pelo dr. Affonso de Aquino, que é coadjuvado pelos drs. Carlos Pitta Pinheiro, Joaquim Rache Vitello, Landell de Moura, chefes de ambulâncias, e drs. João Pitta Pinheiro c Jacintho Godoy, auxiliares, além de um corpo de 12 enfermeiros. Este serviço será em breve centralizado, para o que a Intendência está fazendo as obras necessárias na ala direita do edifício da Santa Casa de Misericórdia, onde será instalado o posto principal. [...]”
O dia 1º de abril na história
- 1815 Nasce na Saxônia o estadista e diplomata alemão Otto von Bismarck, líder da unificação alemã e primeiro chanceler.
- 1867 Cingapura se torna uma colônia da Coroa britânica.
- 1873 Nasce em Semionovo o compositor, pianista e maestro russo Serguêi Rachmaninoff.
- 1924 Adolf Hitler é condenado a cinco anos de prisão por participação no Putsch da Cervejaria.
- 1927 Nasce em Budapeste o jogador e treinador húngaro Ferenc Puskas, um dos maiores jogadores da história.
- 1929 Nasce em Brno o escritor tcheco-francês Milan Kundera, autor de “A Insustentável Leveza do Ser”.
- 1933 Os nazistas recém eleitos promovem boicote de um dia a negócios de propriedade de judeus, instigando atos antissemitas.
- 1937 A cidade portuária de Aden, no Iêmen, se trna uma colônia da Coroa britânica.
- 1939 O general Francisco Franco anuncia o fim da Guerra Civil Espanhola, com a derrota republicana e a vitória dos nacionalistas.
- 1941 Massacre de Fântâna Albă: cerca de 3 mil civis são mortos pela polícia de fronteira soviética enquanto tentavam passar da URSS para a Romênia.
- 1941 Golpe militar no Iraque depõe o regime de Abd al-Ilah e o nacionalista Rashid Ali al-Gaylani assume como primeiro-ministro.
- 1946 Nasce em Fusignano o ex-técnico italiano Arrigo Sacchi, um dos maiores treinadores da história.
- 1948 As Ilhas Faroe, arquipélago no Atlântico Norte, ganha autonomia da Dinamarca.
- 1949 Fracassam as negociações de paz entre o Partido Comunista Chinês e o Partido Nacionalista após três anos de guerra civil.
- 1955 A organização guerrilheira EOKA inicia rebelião contra o domínio britânico no Chipre com o intuito de unificação com a Grécia.
- 1964 Golpe militar depõe o presidente João Goulart e instaura a ditadura no Brasil.
- 1970 O presidente americano Richard Nixon assina lei que busca limitar o tabagismo nos EUA.
- 1971 Massacre de Jinjira: o exército paquistanês executa plano de assassinar civis bengalis durante a guerra de independência de Bangladesh; entre mil e 3 mil pessoas são mortas.
- 1976 A companhia de tecnologia Apple é fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak em Los Altos, Califórnia.
- 1976 Nasce em Paramaribo, Suriname, o ex-jogador e técnico holandês Clarence Seedorf.
- 1979 Referendo no Irã aprova por 99,31% a criação de uma república islâmica no país.
- 1984 O músico americano Marvin Gaye é baleado pelo pai e morre em sua casa em Los Angeles.
- 2001 O ex-presidente da Iugoslávia, Slobodan Milosevic, se entrega à polícia para ser julgado por crimes de guerra.
- 2001 O casamento de pessoas do mesmo sexo se torna legal na Holanda, o primeiro país contemporâneo a permitir a união homossexual.
- 2004 O Google lança seu serviço de e-mail, G-mail.
* A grafia está atualizada para as normas atuais, à exceção dos nomes próprios