Após vitória no Aberto da Austrália, João Fonseca é destaque na imprensa mundial
Tenista brasileiro ganhou os holofotes da mídia e muitos elogios de campeões mundiais como Boris Becker e Andy Roddick
A revelação brasileira João Fonseca ganhou os holofote da imprensa internacional após estrear com vitória nesta terça-feira no Aberto da Austrália. O carioca de apenas 18 anos virou destaque nos jornais europeus ao vencer o número 9 do mundo, o russo Andrey Rublev por 3 sets a 0 na primeira rodada do torneio.
Fonseca ganhou elogios e comparações com Carlos Alcaraz e Jannik Sinner. Além disso, campeões históricos como Boris Becker e Andy Roddick também comentaram suas impressões sobre o brasileiro.
O jornal espanhol “Marca” descreveu Fonseca como uma "mistura de Guga com Jannik Sinner" e projetou um possível novo big three –expressão usada para se referir à hegemonia de Roger Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal nas finais e conquistas de Grand Slams.
"Aos que pensavam que não havia vida no tênis além do 'Big Three' erraram. A Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, que, além do tênis ainda são carismáticos, se uniu a nova sensação do tênis sul-americano", escreveu a publicação.
O próprio perfil do Aberto da Austrália fez menções ao tenista durante a manhã desta terça-feira. A página fez algumas postagem no perfil do torneio, exaltando o brasileiro: “O céu é o limite”, após a sua vitória sobre Andrey Rublev. “Nasce uma estrela. O Brasil tem um novo fenômeno e o seu nome é João Fonseca!”, publicou o perfil oficial.
“Zebra” do torneio
Boris Becker, dono de seis títulos de torneios do Grand Slam, disse que João Fonseca é a sua aposta para ser a “zebra” do Aberto da Austrália. “Vou dizer quem será a zebra do tênis masculino. Ele passou pelo qualifying. Eu sou um grande admirador de sua arte desde quando o conheci em um treino em Turim, há um ano e meio. É o João Fonseca. Eu acho ele fantástico. O jeito como ele joga, seu comportamento, simplesmente um jogador fenomenal” disse o ex-tenista.
Além dele, o ex número 1 do mundo, Andy Roddick, em seu podcast "Served”, mencionou suas perspectivas sobre o brasileiro após a vitória do Next Gen Finals: “Eu quero dizer que (João) Fonseca, que ganhou o Next Gen Finals, aquele garoto é ‘malvadão’. Ele vai ser um problema para muitas pessoas no circuito”, disse o americano.
Próximo adversário de Fonseca no torneio, o italiano Lorenzo Sonego projetou o duelo contra João na coletiva de imprensa nesta terça-feira e o comparou com o número 1 do mundo, Jannik Sinner: “Eles (João Fonseca e Jannik Sinner) são muito parecidos, impõem um ritmo forte e sacam muito bem. São jogadores que podem ser comparados”.
O duelo entre ambos já ocorreu anteriormente no ciruito. Na última temporada, Sonego e Fonseca se enfrentaram no ATP 250 de Bucareste e o brasileiro levou a melhor. João bateu o italiano por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (5) e 7/5. Os dois agora voltam a se encontrar, pela segunda rodada do Aberto da Austrália. A partida acontece nesta quarta-feira, mas ainda não tem um horário definido pela organização do torneio.
Veja Também
- Especialistas analisam momento e projetam a estreia de João Fonseca no Aberto da Austrália
- Com presença de brasileiros, Australian Open abre a temporada de Grand Slams em 2025
- Título do Next Gen Finals aumenta expectativa em torno do tenista brasileiro João Fonseca