Inter afirma que pedirá às autoridades italianas investigação sobre caso de racismo
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Inter no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Inter afirma que pedirá às autoridades italianas investigação sobre caso de racismo

Clube divulgou nota oficial sobre episódio, ocorrido nesta terça-feira, durante uma partida do time sub-18 em um torneio na Itália

Fabrício Falkowski

Jogo estava 0 a 0 quando foi paralisado na Itália

O Inter divulgou uma nota oficial sobre o caso de racismo sofrido por um jogador do clube na Itália nesta terça-feira. Além de explicar o fato, ocorrido em uma partida contra o Torino, pela Viareggio Cup Sub-18, o clube deixa claro que solicitará providências às autoridades italianas para que o caso seja "apurado e tratado".

O caso ocorreu no final do primeiro tempo da partida, quando o lateral Kauã Barbosa relatou ter sido chamado de "macaco" e "mono", que significa macaco em espanhol, por um jogador do Torino. O árbitro, então, expulsou o colorado, causando uma confusão em campo.

Os jogadores do Inter, diante da situação, decidiram deixar o gramado em protesto. Depois, tentaram regressar, mas o Torino já havia se dirigido ao vestiário. Por isso, o time colorado foi declarado perdedor da partida e desclassificado do torneio, que estava em suas oitavas de final.

A seguir, a íntegra da nota divulgada pelo Inter na tarde desta terça-feira:

"O Sport Club Internacional repudia veementemente o ato de racismo sofrido pelo atleta Kauã Barbosa na partida contra o Torino-ITA, válida pelas oitavas de final da Viareggio Cup Sub-18, realizada na região da Toscana, na Itália. Aos 45 minutos do primeiro tempo, um jogador adversário proferiu as palavras "mono" e "macaco" contra nosso atleta, além de fazer um gesto em referência à cor de sua pele, configurando uma inaceitável injúria racial.

Diante da situação, Kauã Barbosa acabou revidando e foi expulso. De imediato, relatou o ocorrido à comissão técnica, que informou à arbitragem. Em ato de protesto, diante da inércia do árbitro e do delegado da partida, a equipe decidiu retirar os jogadores de campo, o que resultou na paralisação do jogo e na posterior eliminação do Inter do torneio. De ordem prática, tal decisão esportiva demonstra uma relativização do ato de injúria cometido.

O Sport Club Internacional reforça seu compromisso inegociável na luta contra o racismo e qualquer forma de discriminação. O clube prestará todo o apoio necessário ao atleta Kauã Barbosa e tomará as medidas cabíveis para que o caso seja devidamente apreciado e tratado pelas autoridades italianas".

Veja Também

Inscreva-se na newsletter CP Esporte!

As novidades esportivas do futebol gaúcho. Semanalmente, aos sábados


Mais Lidas



    Correio do Povo
    DESDE 1º DE OUTUBRO 1895