60 taxistas de Porto Alegre participam de curso para atuar em grandes eventos
Qualificação abordou aspectos operacionais do serviço e orientações para atuação no South Summit

Atrativos para o turista permanecer mais tempo em Porto Alegre, como utilizar ferramentas on-line de tradução para se comunicar em outra língua, foram alguns dos temas abordados durante a 4ª Edição do Curso de Qualificação do Serviço de Táxi em Grandes Eventos. A capacitação aconteceu na manhã desta quinta-feira, no barco Cisne Branco, e reuniu 60 taxistas.
O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, participou da abertura do evento e reforçou a importância desta formação. “Estamos prestes a começar um grande evento, que é o South Summit. Para muitos turistas, o taxista é o primeiro contato com a cidade, por isso um bom atendimento e o acolhimento são fundamentais para que esse visitante se sinta bem na nossa cidade e queira retornar”, destaca Bisch Neto.
Esta é a quarta edição da formação. Taxista há 19 anos e membro da Associação para Defesa e Interesses da Classe de Taxistas (Asstaxi), Andreia Aparecida Ribeiro Terres, está participando pela segunda vez. “Ano passado participei e fez uma grande diferença o uso do aplicativo de tradução de línguas. Também acho importante, para me atualizar sobre os eventos deste ano e, claro, disseminar as informações na associação”, comenta Andreia.
Foram abordados ainda aspectos operacionais do serviço de táxi, bem como orientação para atuar durante o South Summit.
Táxis - O transporte individual de passageiros por táxi possui 3.186 prefixos e 3.782 condutores entre auxiliares e autorizatários. Todos passam pelo treinamento de formação profissional para taxistas realizado pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) em conjunto com a EPTC, de no mínimo de 28 horas sobre a legislação específica, qualidade no atendimento interpessoal, atenção ao público idoso e da pessoa com deficiência, direção defensiva e primeiros socorros, entre outros.
Além disso, os veículos são vistoriados regularmente para garantir a segurança na prestação do serviço. Todos os motoristas cadastrados devem apresentar, anualmente, certidão de antecedentes criminais e exame toxicológico para exercer a profissão em Porto Alegre.