Carris privada completa um ano, e novos gestores celebram queda nas reclamações

Carris privada completa um ano, e novos gestores celebram queda nas reclamações

Investimentos de R$ 90 milhões, ampliação da frota e ar-condicionado em 100% dos ônibus são destacados pela direção da empresa nestes primeiros doze meses

Correio do Povo

Diretores da Carris, Leonel (E) e Octávio Bortoncello (C), apresentaram balanço ao diretor-presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas (D), em visita nesta terça-feira

Um ano após ser vendida pela prefeitura de Porto Alegre, a Carris apresenta indicadores de qualidade, que segundo seus diretores, colocam a empresa entre as melhores prestadoras de transporte público com operação na Capital. Os números apontam investimentos na casa de R$ 90 milhões para a compra de 85 novos ônibus, reformas, melhorias e treinamentos das equipes.

Conforme o diretor-presidente, Leonel Bortoncello, com os veículos novos a idade média da frota caiu de 9,8 anos para 5,2 anos. E o programa de manutenção adotado fez o índice de cumprimento de viagens até o final subir de 88,7% para 99,89%.

Todos os ônibus adquiridos possuem o ar-condicionado de fábrica. Além disso, foram consertados 146 aparelhos da frota anterior e comprados outros nove para instalação nos carros que não tinham ar. Isso faz com que a Carris inicie 2025 com 100% da frota climatizada.

A empresa também implantou 183 novos horários, representando 445 viagens a mais em dias úteis. Leonel Bortoncello lembra que a ampliação da oferta diária era uma das principais metas da nova gestão diante do histórico de reclamações dos usuários.

Diretores da Carris, Leonel (E) e Octávio Bortoncello (C), apresentaram balanço ao diretor-presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas (D), em visita nesta terça-feira Diretores da Carris, Leonel (E) e Octávio Bortoncello (C), apresentaram balanço ao presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas, em visita nesta terça-feira | Foto: Mauro Schaefer

“Quando assumimos, a empresa transportava 120 mil passageiros por dia. Hoje são mais de 150 mil. Aumentou a demanda, mas reduziram as reclamações de ônibus lotados. Então, esse retorno das pessoas ao transporte coletivo é um sinal de que a qualidade do serviço já melhorou, que o usuário está confiando mais no sistema. E é uma recompensa pelos investimentos e pelo trabalho e dedicação dos mais de mil funcionários da Carris. Mas ainda muito para ser feito. Nosso desejo é que os contatos pelo SAC sejam de passageiros elogiando, dizendo que o transporte funciona, chega no horário, é confortável”, afirma.

Já o diretor Octavio Bortoncello revela que as principais queixas dos passageiros à empresa são referentes a superlotação, falha no cumprimento da tabela horária e falta de ar-condicionado ou equipamento inoperante. Tais reclamações caíram neste primeiro ano. “Além de reduzir as reclamações sobre o cumprimento dos horários pela metade, as queixas por superlotação caíram 60%”, detalha.

Números

  • A Carris investiu em mais de 14,6 mil horas de treinamento, promoveu 193 colaboradores e capacitou 69 cobradores para outros cargos.
  • Seis veículos superarticulados de 23 metros, com capacidade para 150 pessoas (77 sentados e 73 em pé), foram entregues em dezembro.
  • Ao longo do ano, também passaram a circular outros dois articulados de 18 metros e mais 77 veículos modelo padron (não articulados e com capacidade para até 80 pessoas).
  • Todos os ônibus novos são equipados com ar-condicionado, GPS, suspensão a ar, acessibilidade plena e segurança reforçada por quatro câmeras — cujas imagens podem ser vistas pelo motorista no painel, permitindo um monitoramento eficiente do ambiente interno e externo durante o embarque e desembarque dos usuários.
  • Além disso, foram investidos mais de R$ 3,85 milhões na recuperação e reativação de veículos da frota existente e 61 ônibus antigos foram retirados de circulação.
  • Também foram aplicados mais de R$ 1,57 milhão numa nova câmara de pintura, em reformas da oficina, áreas administrativas, refeitórios, banheiros, da estrutura de TI e sistemas, entre outras melhorias.
  • A Carris opera atualmente com 262 veículos ativos, sendo 40 ônibus articulados, incluindo a frota de reserva.

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DESDE 1º DE OUTUBRO 1895