De casa nova, ONG Fundação Tênis apresenta reposicionamento estratégico
Convidados foram recepcionados na nova sede, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre

A Fundação Tênis acaba de oficializar seu reposicionamento estratégico. Diante de parceiros, patrocinadores e convidados, a ONG, fundada em 2001, apresentou nova marca, novo modelo de negócio e suas Unidades Estratégicas de Negócio.
O evento, realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira.
Durante a celebração também foram reveladas as ações que utilizam táticas de martech com inteligência artificial para potencializar metas e conquistar novos parceiros.
Durante a noite os convidados conheceram as salas de aula do programa Jovem Aprendiz na nova sede da ONG, reconstruída após as enchentes de 2024, além dos Embaixadores da instituição e histórias inspiradoras de ex-alunos que participaram do vídeo comemorativo ao novo posicionamento estratégico.
De acordo com o presidente da Fundação Tênis, Gustavo Juchem, o objetivo é atender ainda mais crianças e adolescentes e ser parceira de empresas que buscam investir em projetos que impactam positivamente a sociedade.
“O Caldeira é um ambiente fantástico. Quando estávamos prestes a concluir as obras, foi tudo alagado pela enchente do ano passado, mas conseguimos retomar e finalmente trouxemos nossa estrutura administrativa para cá. E quero destacar também um dos nossos programas, que agora vai passar a chamar FT Educa, que forma jovens aprendizes para introduzi-los no mercado de trabalho”, comemorou Juchem.
O novo posicionamento estratégico foi estruturado com base no Golden Circle, metodologia criada para garantir coerência entre propósito, abordagem e resultados. Esse modelo, segundo a instituição, permite a definição de uma comunicação estratégica capaz de dialogar tanto com o público B2C (foco nas pessoas) quanto com o B2B (foco nas empresas e parceiros), ampliando alcance e potencializando impacto.
E para ajudar a Fundação Tênis a divulgar ações, um time de influenciadores foi convidado para serem Embaixadores da ONG, são eles: Aline Barbosa, Diego Trindade, Flávia Carboni, Gabrielle Passos, Juliana Barsante, Laura Bier Moreira, Luciana Teixeira, Paula Borges e Vinicius Mitto.
Atuação
A ONG atende mais de 2,5 mil alunos mensalmente e busca promover transformação “por meio de tecnologias sociais”, que representam um conjunto de metodologias e abordagens voltadas para inclusão e desenvolvimento social. Essas tecnologias sociais foram organizadas em três Unidades Estratégicas de Negócio (UENs), que detalham como a organização implementa seu propósito na prática:
- ft esporte: uso do esporte como ferramenta de desenvolvimento humano, promovendo valores, disciplina e inclusão.
- ft educa: formação técnica e capacitação para o mercado de trabalho, preparando jovens para trajetórias profissionais sustentáveis.
- ft negócios sociais: iniciativas que conectam empresas e impacto social, criando modelos sustentáveis e inovadores para a transformação social.