Licitação do transporte público canoense deve ser lançada até o fim do ano
Levantamento dos dados está sendo feito por uma empresa de consultoria especializada no assunto, contratada pela Prefeitura no início do ano
A Secretaria de Transportes e Mobilidade de Canoas informou que o estudo técnico que vai subsidiar o novo sistema de transporte coletivo do município, atendendo as necessidades da população canoense, deve ser finalizado até o fim de novembro. O levantamento dos dados está sendo feito por uma empresa de consultoria especializada no assunto, contratada pela Prefeitura no início do ano. Com a conclusão da pesquisa técnica ocorrerão discussões com a comunidade, através de audiências públicas, e posterior haverá a apresentação do edital a ser lançado ainda neste ano. O sistema a ser adotado, as alternativas para tornar o serviço mais atraente ao púbico, o preço da tarifa, disponibilidade de linhas e percursos, qualidade no transporte e a redução de tempo de espera estão entre os pontos a serem discutidos com base nos dados apurados. Segundo a Prefeitura de Canoas, a partir da publicação do edital, o processo licitatório segue seu trâmite normal.
O transporte coletivo municipal de Canoas é executado há 56 anos, de forma ininterrupta, pela empresa Sogal. Hoje, 47 mil usuários utilizam o transporte no município de Canoas diariamente, sendo que, deste montante, 5,7 mil são idosos com mais de 65 anos, isentos do pagamento de tarifa.