O Vale dos Vinhedos como opção para a retomada do turismo no RS
Após reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, região da Serra se prepara para o aumento do número de visitantes, com variedade gastronômica e cultural
Fechado por mais de 170 dias, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi oficialmente reaberto no dia 21 de outubro, com a retomada dos pousos e decolagens de voos nacionais. Duramente impactado pela catástrofe no RS, não só pelas enchentes, mas também pelo período de fechamento do aeroporto, regiões se preparam para a retomada do Turismo.
Este é o caso de uma das mais belas e românticas regiões gaúchas: a Serra gaúcha, mais especificamente o Vale dos Vinhedos, compreendido por Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Há, ainda, cidades como Farroupilha e Pinto Bandeira, igualmente impactadas economicamente pela forte presença da viticultura.
Através da Agência Conceitocom, com apoio do Boulevard Convention Vale dos Vinhedos e da Sicredi Serrana, um grupo de jornalistas e influenciadores digitais pôde conhecer alguns dos principais destinos turísticos da região, incluindo a rede hoteleira, vinícolas e restaurantes. Em uma imersão de quatro dias de degustações, passeios e a apresentação de novos empreendimentos, o empreendedorismo local apresentou o apelo da região para o turismo de experiência.
Casa Perini oferece uma imersão no enoturismo
Localizada na localidade do Vale do Trentino, em Farroupilha, a Casa Perini, com quase 100 anos de história, se destaca por suas atrações voltadas ao enoturismo. Entre as experiências oferecidas, o destaque é a "Batalha dos Cabernets", onde os visitantes podem degustar e comparar rótulos de diferentes partes do mundo.
Para quem busca algo mais descontraído, há o passeio com a "Vinokombi", uma Kombi vintage que leva os turistas para um piquenique entre os vinhedos, com vistas deslumbrantes e tábua de frios.
Na vinícola, além de conhecer como é feita a produção de alguns dos mais premiados vinhos brasileiros, é possível adquirir toda a grande linha de produtos da empresa, além de contar com um excelente restaurante.
A Casa Perini é gerida atualmente pelos irmãos Franco e Pablo Perini, seguindo uma tradição que também foi herdada pelo pai e fundador da vinícola, Benildo Perini. A história da família com a viticultura iniciou em 1876, com a chegada de Giuseppe e Antônia Perini ao Brasil. Os primeiros vinhos passaram a ser fabricados em 1929.
Em 1970 o único filho do casal, Benildo Perini, fundou a vinícola, que hoje é uma das referências do setor. “Em nome da uva e a muitas mãos se fez a vinícola Perini nessa microrregião que foi habitada por imigrantes italianos. Hoje existem moradores vindos de outras origens, mas estamos aqui e não deixo de citar que a Perini é filha da uva”, afirma o fundador. Em 2017, uma espumante moscatel produzido pela indústria familiar recebeu reconhecimento mundial, eleita como o quinto melhor vinho do mundo pela Associação Mundial de Escritores e Jornalistas de Vinhos e Destilados. Na classificação geral, o produto foi o melhor espumante da lista.
Vinícola Miolo exalta tradição e excelência
Uma das vinícolas mais tradicionais do Vale dos Vinhedos, a Miolo é um nome de peso no cenário nacional. Fundada em 1989, após um século de trabalho vitivinícola pela família Miolo, a vinícola hoje é a maior exportadora de vinhos do Brasil.
Suas visitas guiadas incluem passeios pelos vinhedos e degustações, que proporcionam ao turista uma imersão completa no processo de produção. A duração do passeio é de aproximadamente uma hora, sendo 30 minutos de visita pela e mais 30 minutos de degustação.
A visita começa pelo vinhedo - em caso de tempo bom -, onde ocorre uma explicação sobre as variedades de uvas e outras práticas, passando depois pela história da empresa, projetos e processos de produção, até chegar na experiência e degustação. Na loja, o visitante encontra, ainda, grande parte da linha de mais de 300 produtos que são comercializados atualmente pela vinícola, presente em diferentes regiões do RS e no Vale do Rio São Francisco, na Bahia.
Geisse entrega inovação em espumantes
A Família Geisse, em Pinto Bandeira, é referência mundial na produção de espumantes de alta qualidade. Fundada por Mario Geisse, a vinícola investe em tecnologias avançadas, como sistemas que eliminam pragas sem o uso de defensivos agrícolas. Um moderno e inédito – entre os produtores de uva – sistema de proteção contra granizo, é um dos diferenciais para garantir que a safra não seja afetada pelas condições climáticas. Através de um “canhão”, ondas sonoras são disparadas contra nuvens com formação de pedras de gelo, que acabam destruídas e, assim, uma redoma de proteção é criada sobre as plantações.
Os vinhos da Família Geisse, que trabalha na região somente com a produção de espumantes, reflete o cuidado extremo com a uva, garantindo produtos únicos e reconhecidos mundialmente. É o que explica o empresário Daniel Geisse, um dos responsáveis por dar continuidade à tradição familiar. “Nossa maior preocupação é manter a qualidade da matéria-prima, porque nossa uva é insubstituível. O produto que fazemos seria impossível sem a uva que cultivamos nesta região, com estas características e tecnologia empregada”.
O empresário acrescenta que este cuidado com a produção das uvas que fazem os conceituados espumantes da vinícola foram trazidos ao Brasil pelo pai. “Antigamente se dizia que a uva ruim tinha que ser separada para fazer o espumante. Meu pai percebeu que poucos lugares no mundo tem esse potencial aqui e decidiu iniciar”, acrescenta.
Além da produção, a Família Geisse possui em sua vinícola um receptivo turístico, o Geisse Open Lounge. Em meio à natureza, o visitante pode apreciar os produtos e harmonizar com uma variedade de opções gastronômicas. As deliciosas empanadas chilenas – que também são uma receita familiar -, também estão entre as estrelas do local, que podem ser consumidas acompanhadas de uma taça de vinho.
Amitié reflete o sucesso de duas jovens empreendedoras
A Amitié, em Garibaldi, é um exemplo de inovação no setor vitivinícola. Fundada em 2018 pelas empreendedoras Andreia Gentilini e Juciane Casagrande, a vinícola já conquistou mais de 70 prêmios nacionais e internacionais. “Ao contrário da maioria das vinícolas, não viemos de famílias que já eram produtoras de vinhos. Nós é que somos a primeira geração e nós é que fundamos a vinícola”, relata Andreia.
Situado na rua Alameda Champenoise, 1082, em Garibaldi, o projeto enoturístico é assinado pela arquiteta Vanja Hertcert e apresenta terraços onde os visitantes podem apreciar os rótulos da marca enquanto desfrutam de uma vista privilegiada da região. Além dos vinhos e espumantes de alta qualidade, o local também oferece um espaço gastronômico acolhedor, ideal para harmonizar taças com pratos da culinária local.
Uma das opções aos visitantes é o Amitié Sentidos Almoço Harmonizado: cinco tempos, cinco vinhos, cinco músicas. Trata-se de um almoço especial e exclusivo, que tem objetivo de estimular os sentidos através da harmonização de um menu composto por cinco pratos, com cinco diferentes vinhos. O evento possui datas restritas disponíveis e a participação pode ser adquirida através de ingressos diretamente nos canais da empresa.
Chandon Garibaldi é uma experiência enoturística sofisticada e brasileira
Na charmosa região, a Casa Chandon Garibaldi também se destaca como um ponto de encontro para os apreciadores de espumantes e para aqueles que desejam vivenciar o melhor do enoturismo. A vinícola, fundada com raízes profundas no Brasil e parte de um conglomerado global, oferece aos visitantes uma série de experiências imersivas.
Desde a Boutique, onde é possível conhecer todo o portfólio da marca, até o Terraço, um espaço ao ar livre, a vinícola proporciona degustações com uma vista deslumbrante da paisagem local. O Jardim Chandon é outro destaque, conectando os visitantes à natureza enquanto apreciam diferentes estilos de espumantes em meio a um cenário de araucárias e vinhedos.
Além disso, para quem deseja uma experiência mais aprofundada, a Casa Container oferece degustações guiadas por enólogos, permitindo uma imersão no universo Chandon com todo o conforto e elegância que a marca propõe.
Cada espaço da Casa Chandon Garibaldi foi pensado para proporcionar uma experiência sensorial completa, seja pelo paladar ou pelo ambiente. A natureza ao redor e a arquitetura moderna e integrada fazem com que a visita à vinícola seja memorável para as mais diversas ocasiões, seja para um passeio casual ou para celebrar momentos especiais com taças de espumantes premiados.
Restaurante de Pinto Bandeira é destaque com não-menu sazonal
Da ideia de não ter um menu fixo e ofertar aos clientes um cardápio surpresa, focado na sazonalidade e valorizando o tempo da colheita, surgiu o restaurante Colheita – Boutique Sazonal. Comandado pelo proprietário e chefe Giordano Tarso, o estabelecimento está situado na cidade de Pinto Bandeira, em uma casa tradicional de dois andares, em que, além do restaurante, também há opção de hospedagem.
Sem uma definição prévia do que será servido, os visitantes informam ao proprietário eventuais restrições alimentares e sabem, apenas, quantos pratos vão comer durante a experiência. O resto todo é feito na cozinha sem que eles saibam o que será servido. Há, também, a opção de harmonização dos pratos com taças de vinho.
Tarso explica que a ideia de aproveitar a sazonalidade para fazer o cardápio surgiu da inspiração em sua avó. “Eu achava isso sensacional. O Colheita é o lugar em que estamos tentando desmistificar o ato de comer. Temos que voltar a ter o hábito de sentar na mesa e sentir isto como uma coisa prazerosa”, afirma. O restaurante está localizado na rua Sete de Setembro, 1471, no Centro da cidade. O estabelecimento está aberto de quarta-feira a domingo, das 12h às 17h, mediante reservas.