Porto Alegre tem risco de tempestade entre segunda e terça-feira, alerta Defesa Civil

Porto Alegre tem risco de tempestade entre segunda e terça-feira, alerta Defesa Civil

Até o amanhecer desta terça-feira, Capital pode ter granizo e fortes rajadas de vento

Correio do Povo
Uma semana após temporal que causou danos, Porto Alegre tem novo alerta

Uma semana após temporal que causou danos, Porto Alegre tem novo alerta

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo para a possibilidade de tempestade entre o final da manhã de segunda-feira, 7, e o final da madrugada de terça-feira, 8. A instabilidade será provocada pela formação e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul, que poderá provocar chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo na Capital.

De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) e a Catavento Meteorologia e Meio Ambiente, os acumulados de precipitação podem ultrapassar os 40 milímetros, com possibilidade de rajadas de vento superiores a 60 km/h e queda ocasional de granizo.

A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) mantém as equipes mobilizadas durante o período, prontas para atuar em ações de resposta rápida, caso necessário. A Defesa Civil recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, mantenha-se afastada de áreas alagadas, arroios e rios, e que moradores de regiões de risco busquem abrigo seguro ou dirijam-se aos locais de acolhimento disponibilizados pela prefeitura. Também é fundamental manter distância de postes, árvores e placas de sinalização, que podem ser derrubados pelos ventos.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. O órgão segue monitorando as condições climáticas, e novas atualizações poderão ser divulgadas conforme necessário.

Veja Também

Previsão do tempo para a semana:

Segunda-feira: A partir da tarde, a nebulosidade aumenta e há potencial para chuvas em todas as regiões da cidade, com acumulados entre 10 e 25 milímetros. As precipitações devem se intensificar à noite, com ventos de leste e rajadas que podem ultrapassar os 60 km/h.

Terça-feira: Marcada por chuva intensa durante a madrugada e manhã, com acumulados de até 20 milímetros, acompanhados de descargas elétricas e possibilidade de granizo. A tendência é que a chuva perca força no início da tarde. As temperaturas variam entre 18 e 21 graus, com ventos de leste, na faixa de 15 km/h.

Quarta-feira: Tempo segue nublado, com possibilidade de chuva fraca ao longo do dia, acumulando até 5 milímetros. Os ventos sopram de noroeste, com intensidade de 10 km/h, e temperaturas entre 17 e 25 graus.

Quinta-feira: Céu nublado com algumas aberturas de sol. Os ventos permanecem de noroeste, com intensidade de 8 km/h, e as temperaturas oscilam entre 17 e 26 graus.

Sexta-feira: Tempo será de sol entre nuvens, com aumento da nebulosidade à tarde. As temperaturas variam entre 18 e 27 graus, e os ventos sopram de sudeste, com intensidade de 8 km/h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895