Prefeitura de Caxias do Sul utiliza fumaça para localizar irregularidades nas ligações de esgoto
Trabalhos de termonebulização no bairro Serrano será realizado nesta sexta-feira

Equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul (Samae) farão na manhã da próxima sexta-feira nova etapa do serviço de termonebulização. O objetivo é identificar imóveis que tenham as calhas de chuva ligadas à tubulação de esgoto cloacal, o que prejudica o tratamento e sobrecarrega as redes. A atividade ocorrerá das 9h às 11h nas ruas Rômulo Domingos Dal Pozzo, Tauríbio Alexandre Vieira, Anacleto Vidor, Silvano Paulino Birk, Ângelo Lorandi e Professor Marculino Chaves, no bairro Serrano.
Veja Também
- CSG implementa mudança no acesso da ERS 122 para dminuir acidentes em Bom Princípio
- Greve dos entregadores de app: o que pede a categoria e quando acaba a paralisação?
- Prefeitura de Santa Maria dá início à modernização da iluminação com LED em vias públicas
A inspeção será feita por servidores que atuam na fiscalização e na gerência de redes de esgoto do Samae. Eles utilizarão o equipamento chamado termonebulizador, no qual é colocado um óleo mineral que se transforma numa densa neblina, capaz de percorrer as tubulações no subsolo das ruas, calçadas e residências.
A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (doméstico ou sanitário, gerado por banheiros, pias de cozinhas, tanques, lavanderias, chuveiros, etc.), também ajuda a encontrar as irregularidades na tubulação. O Samae informa que o produto aplicado nas redes não é tóxico. Caso a fumaça entre na residência, a orientação é manter janelas e portas abertas para arejar o ambiente. Em caso de chuva o serviço será transferido para outra data.