Trensurb poderá construir prédio ao lado de comporta para abrigar geradores de eventuais novas enchentes

Trensurb poderá construir prédio ao lado de comporta para abrigar geradores de eventuais novas enchentes

Trabalhos para recomposição dos trilhos estão avançados, e novo muro de contenção poderá ter obra iniciada ainda nesta semana, segundo técnicos envolvidos

Felipe Faleiro

Limpeza dos trilhos da Trensurb

publicidade

Após as enchentes de maio, os trabalhos de limpeza e recomposição dos trilhos e equipamentos continuam entre as estações São Pedro e Mercado da Trensurb, assim como segue o prazo de 24 de dezembro para retorno dos trens ao trajeto completo a partir de Novo Hamburgo. Abaixo da comporta 14 do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre, entre as avenidas Voluntários da Pátria e Sertório, foi providenciada a substituição completa da brita, dormentes e fixações no trecho de cerca de 800 metros, o mais afetado pelas enchentes de maio.

A areia também precisou ser removida do trilho principal. Técnicos no local da obra disseram que o mesmo deve ser feito em um trilho auxiliar, que, atualmente, ainda conta com os sedimentos. “Nossa ideia, em um primeiro momento, é concluir uma das vias, que deve ter terminada ainda nesta semana, e ao final da próxima semana, início da semana seguinte, concluir a segunda via, liberando para outros trabalhos ao longo da própria via”, disse o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia.

Mas a novidade, ainda segundo técnicos da obra, é a construção de um novo prédio, de dois andares, ao lado da comporta, e a subida em um andar da estrutura onde hoje estão os painéis de controle da casa de bombas. Eles, por sua vez, poderão ir para este segundo andar do edifício que já existe. Neste novo, o térreo teria uma guarita, cozinha e salas afins, e o segundo andar seria destinado aos geradores. A ideia de ambas as estruturas seria evitar novos impactos de eventuais cheias.

Antes, eles ficavam em um espaço sob o viaduto abaixo da BR 290, mas foram removidos e a área poderá ser destinada à Prefeitura. Hoje, há ainda muitos entulhos no local. Para separar as áreas, seria construído um novo muro de contenção, cujas obras devem iniciar ainda nesta semana. Também atualmente, os painéis de controle no prédio já existente estão sendo mantidos por eletricistas da Trensurb. Quando há necessidade ou previsão de chuvas fortes, os funcionários são auxiliados por equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

A fase de testes nos trens, de acordo com a Trensurb, deve iniciar no final da primeira quinzena de dezembro, até o próximo dia 23. Por ora, as composições circulam de maneira emergencial entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos, no sentido a Porto Alegre, porém quem precisa ir até o Centro Histórico da Capital desembarca na estação Aeroporto. Já no sentido ao Vale do Sinos, o trajeto é entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo. Em ambos os casos, é necessário fazer o transbordo de ônibus, que funciona diariamente.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895