Veja fotos da Usina do Gasômetro após obra de revitalização
Espaço, que seria reaberto parcialmente nesta quinta-feira, poderá ser visitado pelo público a partir de sexta durante a 14ª Bienal do Mercosul

Após cinco anos de reformas, um dos espaços mais icônicos de Porto Alegre está prestes a reabrir para o público. A partir desta sexta-feira, a Usina do Gasômetro será reaberta parcialmente para receber exposições da 14ª Bienal do Mercosul, que segue até junho na Capital. Além disso, o espaço também poderá receber algumas atrações durante o South Summit Brazil 2025, que ocorre entre 9 e 11 de abril no Cais do Porto.
Inicialmente, a previsão era de que o espaço fosse liberado para visitação do público ainda nesta quinta-feira, no dia que a Bienal será oficialmente aberta. Entretanto, a organização do evento solicitou que a reabertura parcial da Usina do Gasômetro fosse adiada por um dia em função de atrasos na montagem da mostra e para limpeza e últimos serviços de preparação do local. O espaço estará disponível para visitação pelo público das 9h às 18h durante a Bienal.
Veja Também
- Ronda Cultural: Bienal do Mercosul, Bloco do Eu Sozinho, É o Tchan e cinema ao ar livre no final de semana em Porto Alegre
- Começa obra que ligará o Cais Embarcadero à Usina do Gasômetro
- Organização do South Summit 2025 aponta desafios e destaca novidades do evento em painel do Menu POA
- Reunião da Mesa do Pacto Alegre atualiza estado de projetos e reforça cultura da inovação em Porto Alegre
Ainda na terça-feira, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) retirou parte dos tapumes de proteção junto ao centro cultural. Dos cerca de 12 mil metros quadrados do prédio histórico, a Bienal ocupará 2,5 mil metros no térreo e no mezanino. “Esperamos que a população desfrute de mais este equipamento público revitalizado, moderno e com acessibilidade”, destacou o secretário de Obras, André Flores.
Os tapumes foram instalados em toda a extensão da Usina em 2020, quando iniciaram os trabalhos de revitalização. Ainda segundo a Smoi, as proteções das laterais e dos fundos permanecerão, até que os serviços estejam concluídos. Do terceiro andar em diante, estão em finalização a automatização e a climatização do prédio, além de ajustes pontuais.