Ministério da Saúde envia força tarefa para atuar nos casos de dengue em Viamão
Missão disparada pelo Centro de Operações de Emergência foi mobilizada após decreto de emergência

Diante da epidemia de dengue em Viamão, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Ministério da Saúde estiveram presentes no município. A atuação ocorreu por meio de uma Missão disparada pelo Centro de Operações de Emergência (COE), mobilizada após o decreto de situação de emergência emitido pelo prefeito, Rafael Bortoletti.
A missão teve como foco apoiar tecnicamente a cidade no enfrentamento à dengue, qualificando o atendimento à população e fortalecendo as ações de vigilância em saúde. A equipe enviada foi composta por profissionais altamente capacitados, incluindo equipe assistencial da Força Nacional do SUS com 1 médica, 2 enfermeiras e representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVSA), do Departamento de Emergências em Saúde Pública e da Secretaria Especial de Atenção à Saúde Indígena (SESAI).
Durante sua permanência em Viamão, a força-tarefa atuou diretamente no manejo clínico dos casos suspeitos e confirmados de dengue, na organização dos fluxos de atendimento nas unidades de saúde, além de oferecer suporte estratégico à gestão local e capacitação às equipes.
“Evitar mortes por dengue é possível. Com organização, escuta ativa e cuidado estruturado, salvamos vidas, e a presença do COE em Viamão foi mais um exemplo concreto disso”, ressalta a secretária de Saúde, Michele Galvão.